E.E.T.I ZENAIDE CAMPOS RORIZ - O NOSSO SUCESSO, É O SEU SUCESSO! IDEB de 5,4 em 2009 - Qualidade de ensino com atividades que estimulam o aprender.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

História do Natal

            O Natal representa o sentimento de renovação ao celebrar o nascimento de Jesus Cristo, principal personagem do cristianismo. Observar-se que os princípios natalinos se configuraram em diferentes culturas ao longo do tempo.   Na Roma Antiga, por exemplo, a data de 25 de dezembro marcava o início das celebrações em homenagem ao nascimento do Deus Sol, conhecido como “Natalis Solis Invcti” (O Nascimento do Sol Invencível).
            Com a oficialização do cristianismo no interior do Império Romano, várias  datas foram incorporadas com o propósito de aumentar o número de convertidos à nova religião do Estado. Nesse processo, o dia 25 de dezembro foi instituído como a data em que se comemorara o nascimento de Jesus Cristo. Na verdade, várias analogias entre as tradições pagãs e os valores cristãos oferecem uma grande proximidade entre os significados atribuídos a Cristo e as divindades anteriormente cultuadas.

           Assim como Jesus Cristo, Mitra era reconhecida como uma grande divindade mediadora espiritual para os romanos. Da mesma forma, Jesus, considerado “O Messias”, teria a mesma função de conceder a salvação espiritual a todos aqueles que acreditassem em seus ensinamentos por meio da conversão. Com isso, a absorção dos princípios e referenciais religiosos da cultura romana influenciou na ordenação das festividades e divindades do cristianismo.

           As autoridades cristãs fizeram a escolha desta data, que foi mais tarde reconhecida pelo Papa Julius I (337 -352). Com isso o feriado natalino ganhou enorme força ao seguir o próprio processo de expansão da nascente religião. Dessa maneira, o Natal conseguiu se transformar em uma das principais datas a serem comemoradas pelos cristãos de todo o mundo.


                Fontes:  
                                         www.brasilescola.com e www.jesussite.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário